“Plantar sementes” para formar cidadãos mais conscientes com relação às questões ambientais. Com esse objetivo foi realizada a 1ª Semana Junho Verde Rede Arcoverde, que trabalhou diferentes assuntos com estudantes das unidades do Colégio Arcoverde de Valença, Barra do Piraí e unidade Volta Redonda – Macedo Soares. Ao todo, 725 famílias foram diretamente impactadas com a participação direta de 237 estudantes da educação infantil e 488 dos anos iniciais do ensino fundamental. A iniciativa da mantida da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) atende à Lei do Junho Verde, que alterou a Política Nacional de Educação Ambiental ao incluir o sexto mês do ano como período de atividades educativas voltadas à preservação do meio ambiente e promoção da ecologia integral.
Na FAA, que tem como propósito “Transformar pessoas que acreditam na transformação do país, a sustentabilidade é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais responsável com o meio ambiente. Para o Presidente da FAA, José Rogério Neto, “transformar pessoas também significa inspirar atitudes que transformem o mundo ao nosso redor.” O Diretor da Rede de Educação Arcoverde, Frederico Flávio Santos, explica que a iniciativa “traduz uma diretriz que está inscrita no Modelo Pedagógico de Referência da Rede. A educação ambiental é um programa estruturante do nosso modelo pedagógico, presente ao longo de todo o ano e em todas as etapas. A Semana Junho Verde dá visibilidade a esse trabalho contínuo e o conecta a um marco nacional, mas a formação de uma consciência ambiental responsável acontece todos os dias, na sala de aula e nas escolhas que os estudantes aprendem a fazer.”
As ações foram desenvolvidas entre os dias 8 e 12 de junho, englobando o Dia Nacional de Educação Ambiental (3 de junho) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A proposta foi promover um momento de conscientização ambiental, sustentabilidade e responsabilidade coletiva visando à preservação do meio ambiente, com abordagens de acordo com a faixa etária. Na educação infantil, o tema foi “Proteja a biodiversidade… Os animais e o planeta agradecem”, desenvolvido por meio de desenhos, pinturas e colagens, entre outros. Já os estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental trabalharam “Plante hoje para ter um futuro sustentável amanhã”, enquanto 4º e 5º anos abordaram “Consumo consciente e responsável – uma pequena atitude pode mudar o planeta em que vivemos.”
Esse último conteúdo, inclusive, foi tema de palestras da Coordenadora de Educação Ambiental da Rede de Educação Arcoverde, Tathiane Rodrigues, nas três unidades do Colégio Arcoverde. Também foram exibidos vídeos sobre os impactos ambientais causados pelo consumo excessivo de materiais plásticos, momento em que os estudantes foram instigados a participar do projeto EcoTampinha FAA, que faz a coleta de tampinhas plásticas. E o resultado não poderia ser melhor. Os coletores receberam cerca de 32 mil tampinhas, sendo 16 mil na unidade Volta Redonda –Macedo Soares, 8 mil na unidade Barra do Piraí e 8 mil na unidade Valença.
“O Junho Verde é mais do que um evento dedicado ao meio ambiente, é uma atitude diária que incorporamos em nossas reflexões e na mudança de hábitos e atitudes, refletindo de forma significativa no ambiente escolar e na sociedade em que vivemos, desenvolvendo cidadãos que possam atuar ativamente no futuro das gerações e no futuro de nosso planeta. Despertar o interesse e a realidade sobre os impactos ambientais no presente faz parte da conquista de um futuro sustentável”, avalia Tathiane Rodrigues, que contou com amplo apoio das Diretoras Michele Raider (Unidade Valença), Verônica Vieira (Unidade Barra do Piraí) e Mariana Coura (Unidade Volta Redonda –Macedo Soares), que avaliaram a iniciativa de maneira muito positiva.
