
Descartar brinquedos no lixo, doá-los, guardá-los no sótão… Esse era o dilema de Andy, personagem do filme “Toy Story 3”, quando chegou o momento de ir para a faculdade. A emocionante animação da Disney e Pixar leva a uma reflexão importante: o que fazer com os brinquedos quando já não são mais usados? Na Rede de Educação Arcoverde, a resposta se concretizou por meio do projeto “Brincar Consciente”, uma iniciativa que arrecadou aproximadamente 3 mil brinquedos em bom estado de conservação, que foram encaminhados ao CIEP Professor Costa Júnior, em Valença; à Secretaria de Educação, em Barra do Piraí; e ao projeto SOS Criança, em Volta Redonda. Com isso, o projeto proporcionou milhares de sorrisos no Dia das Crianças, além de despertar preocupações sociais e ambientais.
Como a maioria dos brinquedos é feita de plástico, a reutilização é, também, uma questão ambiental. Tendo essa preocupação, a Coordenadora de Educação Ambiental da Rede de Educação Arcoverde, Tathiane Rodrigues, explica que a iniciativa, além de levar alegria a milhares de crianças, alinha-se com pelo menos três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade (4), Redução das Desigualdades (10) e Consumo Consciente e Responsável (12). Feliz não apenas com o volume de brinquedos arrecadados, mas também com a qualidade deles, Tathiane revela que a iniciativa proporcionou a criação de “uma corrente de amor, empatia e solidariedade entre nossos alunos”. Quem também não escondeu a satisfação foi o Diretor Executivo da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Neto.
“O projeto Brincar Consciente une duas dimensões que traduzem o nosso Jeito FAA de Ser: o cuidado com as pessoas e a responsabilidade com o planeta. Ao promover a reutilização de brinquedos, nossos estudantes aprenderam, na prática, que pequenos gestos podem gerar grandes transformações — tanto sociais quanto ambientais. É inspirador ver nossas unidades da Rede de Educação Arcoverde mobilizadas por uma causa que celebra o espírito solidário e consciente da nossa comunidade”, enfatiza José Rogério. Para o Diretor da Rede de Educação Arcoverde, Frederico O. Santos, “mais do que brinquedos, o projeto espalhou esperança e mostrou que é possível aprender cuidando do outro e do planeta. Cada família participante ajudou a transmitir às crianças uma lição de cidadania e solidariedade que ficará para sempre.”
Grande adesão nas três unidades do Colégio Arcoverde
Na semana que antecedeu o Dia das Crianças, os estudantes do Colégio Arcoverde das unidades de Valença, Barra do Piraí e Macedo Soares, em Volta Redonda, foram convidados a participar do “Brincar Consciente”. E o resultado mostrou como as crianças são sensíveis aos temas centrais do projeto. Elas se uniram em prol de uma causa simbólica: transformar a vida de muitas crianças da região por meio da reciclagem e reutilização de brinquedos. O Colégio Arcoverde – Unidade Macedo Soares atingiu a marca de 1.400 brinquedos arrecadados. Em Valença, foram cerca de mil brinquedos, enquanto em Barra do Piraí os estudantes doaram aproximadamente 500 brinquedos.
Para Tathiane, uma iniciativa como essa fortalece a esperança em um futuro melhor: “Ao adotar práticas que estimulem a educação ambiental e o consumo consciente e responsável, estamos criando uma atmosfera positiva em nossos alunos de forma que possamos estimular a geração de cidadãos participativos nas questões ambientais, promovendo um ambiente mais saudável e o desenvolvimento infantil de maneira consciente e equilibrada.” Ainda segundo ela, “toda entrega apresentou um momento de muita alegria, emoção e amor sendo claramente observado nos olhos de cada criança.”