Rede Arcoverde

Cerca de 92 mil tampinhas recolhidas, totalizando 115 quilos de material plástico com destinação correta, evitando que impactem o meio ambiente. Esse é o balanço quantitativo das ações específicas desenvolvidas pelo projeto Eco Tampinha FAA nas unidades da Rede de Educação Arcoverde em razão do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que em 2025 ocorreu em 20 de setembro. O projeto é desenvolvido de forma perene na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) e, em agosto, alcançou a marca de uma tonelada de tampinhas plásticas recicladas.

A Rede de Educação Arcoverde conta com três unidades. O Colégio Arcoverde – Unidade Macedo Soares, em Volta Redonda, totalizou sete coletores cheios, o que corresponde a 56 mil tampinhas ou 70 quilos de material plástico. Na unidade de Barra do Piraí, a comunidade acadêmica encheu dois coletores e meio: 20 mil tampinhas ou 25 quilos. Em Valença, estudantes, professores e colaboradores recolheram 20 mil tampinhas ao completar dois coletores, somando 16 quilos.

Na visão do Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, esse é “um exemplo concreto de como pequenas atitudes podem gerar grandes impactos.”  Ainda segundo ele, o resultado “mostra a força da mobilização da nossa comunidade escolar e reforça a preocupação da FAA com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.” Continuando, destacou que a iniciativa “traduz o nosso compromisso em formar cidadãos conscientes e responsáveis, que entendem que cuidar do planeta é também cuidar das futuras gerações.”

Para o Diretor da Rede de Educação Arcoverde, Frederico O. Santos, o volume de plástico recolhido é muito significativo, mas faz questão de destacar, assim como José Rogério, outro importante aspecto proporcionado pela iniciativa: “Mais importante do que os números é o aprendizado que essa experiência proporciona: nossos alunos vivenciam, na prática, o sentido da responsabilidade socioambiental, entendendo que pequenas atitudes coletivas podem gerar grandes transformações. Esse exercício pedagógico vai além da sala de aula e reforça nossa missão de formar cidadãos conscientes, capazes de olhar para o mundo com sensibilidade, espírito crítico e compromisso com o futuro.”

Formando cidadãos conscientes

“A tartaruga marinha confunde o saco plástico com água-viva e morre com fome”. “Coitado do albatroz, comeu um monte de tampinhas e morreu”. “Posso trazer qualquer tipo de tampinha?” Essas foram algumas frases ouvidas nas unidades da Rede de Educação Arcoverde durante as ações realizadas, o que evidencia que a iniciativa também é muito relevante para conscientizar crianças e adolescentes sobre um tema tão importante. Além do incentivo ao recolhimento e destinação de tampinhas plásticas, foram ministradas palestras e dinâmicas pela Coordenadora de Educação Ambiental, Tathiane Rodrigues.

“A Rede Arcoverde e o Projeto Eco Tampinha FAA estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Década da Ciência Oceânica, demonstrando que pequenas atitudes podem transformar pessoas e que a Educação Ambiental pode contribuir de forma significativa na ação transformadora de hábitos e atitudes, garantindo para as gerações atuais e futuras uma boa qualidade de vida”, avalia Tathiane. O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias foi criado em 1986 pela organização Ocean Conservancy e é um evento global que mobiliza voluntários para remover lixo e resíduos de ambientes aquáticos.

Eco Tampinha FAA recolhe 92 mil tampinhas de plástico em ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *